Recentemente eu li a frase
de Reid Hoffman, fundador do Linkedin que me fez pensar.
“Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.”
A maioria de nós deseja
trabalhar em coisas que resolvam os problemas das empresas, das pessoas e da
comunidade onde atuamos ou moramos. Desejamos isto porque resolver problemas
relevantes é o caminho percorrido por empresas de sucesso.
Muitos acreditam que o
sucesso esta relacionado a um momento “iluminado” ou até mesmo de sorte. Na
maioria das vezes o sucesso é alcançado por esforço e dedicação no
desenvolvimento de uma ideia “simples”. Personagens famosos já falaram sobre o
poder o simples.
De onde vem o poder do “simples”
que nos leva ao sucesso?
Após ler muito sobre inovação e funcionamento de startup's e inovação acredito que o poder do
simples esta na capacidade de aprender rápido. Esta relacionado a ter canais
contato, ser assertivo no relacionamento, demonstrar comprometimento com os
clientes e agilidade para evoluir.
A maioria dos clientes está
propensa a contribuir para a evolução do prestador de serviços, especialmente
quando percebe que há um interesse genuíno no negócio do cliente, isto é
demonstrado com o pronto atendimento das demandas. Esta “parceria” é a chave
para um desenvolvimento ágil e efetivo da forma da empresa trabalhar.
Por muitos anos,
acreditávamos que a evolução era atividade para especialistas realizarem em
laboratórios, cientes que o ambiente controlado nunca simula todas as condições
e que gera longos prazos para disponibilização da solução ao mercado.
Num mundo V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo
e ambíguo), as práticas colaborativas e as metodologias ágeis são componentes
que dispomos para produzir conhecimento com a velocidade que necessitamos.
Por que estas práticas
contemporâneas só poderiam ser aplicadas no Uber, Arbnb, Netflix, Tesla, dentre
outras, e não na forma de trabalhar de prestadores de serviço?
Nota-se que as novas
empresas de sucesso tem custos inferiores às que lideravam o mercado antes da
sua chegada, tem um relacionamento próximo com os cliente e quebraram
paradigmas quando os serviços ofertados.
Será que o sucesso destas
empresas esta associado à:
·
Localidade onde estão?
·
Serem grandes empresas?
·
Lideres jovens?
·
Recursos financeiros abundantes?
·
Clientes diferentes dos nossos?
Eu tenho crenças a respeito
disto e gostaria muito de conhecer a sua opinião
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