quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Qual a forma de sucesso para sua empresa trabalhar?





Recentemente eu li a frase de Reid Hoffman, fundador do Linkedin que me fez pensar.

“Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.”

A maioria de nós deseja trabalhar em coisas que resolvam os problemas das empresas, das pessoas e da comunidade onde atuamos ou moramos. Desejamos isto porque resolver problemas relevantes é o caminho percorrido por empresas de sucesso.

Muitos acreditam que o sucesso esta relacionado a um momento “iluminado” ou até mesmo de sorte. Na maioria das vezes o sucesso é alcançado por esforço e dedicação no desenvolvimento de uma ideia “simples”. Personagens famosos já falaram sobre o poder o simples.

De onde vem o poder do “simples” que nos leva ao sucesso?

Após ler muito sobre inovação e funcionamento de startup's e inovação acredito que o poder do simples esta na capacidade de aprender rápido. Esta relacionado a ter canais contato, ser assertivo no relacionamento, demonstrar comprometimento com os clientes e agilidade para evoluir.

A maioria dos clientes está propensa a contribuir para a evolução do prestador de serviços, especialmente quando percebe que há um interesse genuíno no negócio do cliente, isto é demonstrado com o pronto atendimento das demandas. Esta “parceria” é a chave para um desenvolvimento ágil e efetivo da forma da empresa trabalhar.

Por muitos anos, acreditávamos que a evolução era atividade para especialistas realizarem em laboratórios, cientes que o ambiente controlado nunca simula todas as condições e que gera longos prazos para disponibilização da solução ao mercado.

Num mundo V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as práticas colaborativas e as metodologias ágeis são componentes que dispomos para produzir conhecimento com a velocidade que necessitamos.

Por que estas práticas contemporâneas só poderiam ser aplicadas no Uber, Arbnb, Netflix, Tesla, dentre outras, e não na forma de trabalhar de prestadores de serviço?

Nota-se que as novas empresas de sucesso tem custos inferiores às que lideravam o mercado antes da sua chegada, tem um relacionamento próximo com os cliente e quebraram paradigmas quando os serviços ofertados.

Será que o sucesso destas empresas esta associado à:
·         Localidade onde estão?
·         Serem grandes empresas?
·         Lideres jovens?
·         Recursos financeiros abundantes?
·         Clientes diferentes dos nossos?

Eu tenho crenças a respeito disto e gostaria muito de conhecer a sua opinião


Nenhum comentário:

Postar um comentário