sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Network da ação


Durante algum tempo acreditei que o network era algo que eu não precisava praticar. Meus relacionamentos familiares, escolares e profissionais dariam conta das demandas de conhecimentos e recursos. Até achava exagero de algumas pessoas colocarem energia para manter diversos círculos de relacionamentos ativos.

A história mostra que as pessoas frequentam ambientes em busca de conhecimentos e recursos. Maçonaria, Rotary, grupos de ex-alunos, conselhos de profissões, associações, sindicatos, agremiações, etc., são exemplos disto.

A evolução da comunicação para alem das cartas, o surgimento do telegrafo, telefone e internet, ampliou possibilidade de acessar conhecimentos e recursos distantes. Vivemos uma fase de abundancia com a utilização das comunidades digitais, mesmo que em alguns casos façamos mal uso.

Diversidade, complementaridade e sinergia

O avanço das comunicações não eliminou os encontros pessoais, estes também evoluíram, foram criados códigos de conduta para disciplinar a interação e a efetividade do compartilhamento. O BNI (Business Network International) é um exemplo que demonstra isto, fomentando o network estruturado.

Particularmente, prefiro o estilo de network praticado nas escolas de negócio, ambientes de encubação de negócios, coworking, etc. Percebo a energia humana, provavelmente porque a maioria é jovem, com sonhos de enriquecer e transformar o mundo.

Nestes locais, não há canapés, degustação de bebidas e charutos, questões filosóficas e políticas tem baixa atenção. O network praticado nestes locais é chamado de “network da ação”, em outras palavras, “nos relacionamos fazendo algo juntos”.

A primeira vez que escutei o termo foi no Startup Weekend, que é uma maratona de empreendedorismo realizada em várias partes do mundo.  Eu não sabia onde eu estava me metendo, mas gostei de vivenciar aquilo. Em alguns momentos lamentei não ter a idade certa para aproveitar integralmente a oportunidade.

Não há nada mais efetivo que um projeto para unir conhecimento, recursos e corações. Nestes eventos nos associamos com pessoas que compartilham os mesmos propósitos profissionais, conhecidos e amigos não tem prioridade na associação.

Tempo é nosso bem mais valioso

Alguns amigos dizem que eu falo de trabalho o tempo todo, mesmo que eu diga que estou falando de paixões e hobbies. Decidi que viverei para trabalhar naquilo que vale a pena viver ou vice versa. Como dizem por aí; “Eu tenho mais passado do que futuro.” Então, eu quero aproveitar o meu futuro para fazer aquilo que faz sentido.

Como o tempo é valioso e sozinho não vamos tão rápido, encontrar pessoas com os mesmos propósitos são a maneira mais efetiva de prosperidade e felicidade.

Vamos pegar o exemplo do moto clube que participei para esclarecer. A maioria dos integrantes reuni semanalmente num bar para falar de experiências em duas rodas e amenidades. Mais amenidades que experiências. Um grupo menor participa do passeio de bate e volta no final de semana e somente uma minoria participa das expedições.

As expedições ou longas viagens são os projetos do moto clube, onde os conhecimentos, recursos e corações se unirão. Os desafios impostos pela jornada lapida o grupo, os motociclistas que participam da expedição são transformados para sempre.

Transporte o raciocínio da expedição de motociclistas para o mundo dos negócios, a importância de relacionamento interpessoal, experiência, resiliência e principalmente do propósito a ser alcançado. Nada une mais que um propósito.

Finalização e questionamento

 Temos orgulho de participar de comunidades presenciais, ter milhares de contatos nas redes sociais, utilizar o patch do moto clube na jaqueta de motociclista, buttons  na lapela do paletó e outras demonstrações de pertencimento.

Quais destas comunidades estão efetivamente contribuindo para o nosso desenvolvimento?

No meu caso pessoal, a família esta cumprindo o seu papel quanto a conhecimentos, recursos e alinhamento de propósitos. Em outras comunidades que participo, entendo que preciso ser mais efetivo, avaliando os conhecimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário