sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Energia, foco e resultados



Como direcionamos nossa energia

A figura da esquerda e a central foram extraídas do livro Essencialismo de Greg Mckeown e sintetizam o que o autor propõe. A maioria das pessoas coloca energia em muitas iniciativas ao mesmo tempo, a distribuição produz um resultado modesto em cada uma delas. O foco em poucas iniciativas gera melhores resultados.

A figura da direita é uma representação da formação dos gansos em voo, representa o aprimoramento da técnica de voar para o melhor resultado do bando. Resumidamente, o primeiro pássaro rompe a resistência do ar e permite que os demais voem com menor esforço, cada individuo se reveza nesta posição e todos ganham.

Vamos trazer estes conceitos para o nosso dia a dia. Estamos colocando energia na coisa certa a fazer? Temos foco? Enfrentamos os desafios sozinhos ou nos associamos para sermos mais efetivos?

Nosso dia é cheio de distrações, bons tempos quando o telefone era quem tirava a atenção. As redes sociais vão muito além, pois dispõem do “compartilhar”, “encaminhar”, “para todos contatos”, para ampliar o alcance. O remetente nem precisa produzir o conteúdo, passa adiante o que recebeu e o nosso celular não descansa.

Sou favorável ao uso de tecnologia, tanto quanto, sou favorável a priorização das coisas que realmente importam para cada um de nós. Por isso, acredito que as distrações estão associadas ao desinteresse com a atividade que está sendo desempenhada no momento da distração.

É pouco provável que a distração interfira quando estamos fazendo algo importante para nós, para as pessoas que amamos, para a comunidade em que vivemos, ou até mesmo para o bem da humanidade.

Vamos imaginar os exemplos a seguir:
·         Distraímos assistindo uma palestra do guru que mais admiramos?
·         Distraímos num encontro romântico com a pessoa mais especial do mundo?
·         Distraímos participando de um processo seletivo para a posição que sempre sonhamos?
·         Distraímos do leão que esta a nossa frente rugindo?

O foco e a energia estão associados à importância, urgência e propósito do que necessitamos ou desejamos, e quando for muito relevante não haverá distrações para alcança-lo.

Agora vamos evoluir o raciocínio de energia e foco para o “coletivo”. Como os gansos, equipes produzem resultados superiores ao esforço individual, percebemos estes resultados em atividades sociais e profissionais que participamos.

A energia de uma equipe inspira, é motivo para ditados populares como; “O todo é maior que a soma das partes.” O “Haka”, dança típica do povo Maori, que tem por objetivo demonstrar o comprometimento com um propósito, foi adotado pela equipe All Black de rúgbi é outro exemplo da energia das equipes.

Em treinamentos e consultorias que realizo, utilizo métodos para potencializar o trabalho colaborativo, onde a energia e o conhecimento da equipe são focados na superação dos desafios do projeto. O senso de propósito e comprometimento não dão espaço às distrações.

Considerando os desafios expostos, o que você esta fazendo para garantir os melhores resultados?

Compartilhe a sua opinião conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário