quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Falta de tempo ou dinheiro?



Falta de tempo ou dinheiro, estas são as principais justificativas para não mudarmos


Será mesmo? Eu acredito que não.

Nosso cérebro é programado para seguir padrões, fazendo sempre da mesma forma nosso corpo consome menos energia. É a nossa natureza, podemos perceber as repetições nas preferências por restaurantes, destinos de viagens, vestuário e muitas outras coisas.

Num mundo com mudanças constantes, resistir ao novo é desperdiçar oportunidades que as evoluções tecnológicas e sociais oferecem. Devemos nos empenhar para adotar novas formas de realizar as coisas, aceitar a mudança, perceber que novos conhecimentos e experiências nos tonam melhores.

Como eu faço para mudar e enfrentar o novo?

Ler é uma oportunidade de acessar o conhecimento de alguém que admiramos, é conhecer a “resposta certa” para o problema sem o ônus das pesquisas e das coisas que deram errado durante o estudo do autor.

Interagir com pessoas de diferentes origens e profissões, conversar com colegas de profissão é conhecer apenas uma perspectiva, pois o grupo tem perfil similar. Aprendo através da diversidade de perfis com quem interajo.

Utilizar e fazer coisas diferentes. Utilizo equipamentos de fabricantes diferentes, troco de aplicativos periodicamente, mudo hobbies, trajetos, meios de locomoção, estas ações não permitem que eu haja no automático, requer empenho que espanta a preguiça. 

Ultimamente tenho realizado atividades de manutenção da minha casa e percebi que sou capaz de realizar muitos dos serviços que no passado contratei. Os benefícios vão além do financeiro, estão relacionados à superação, percebo que minhas habilidades evoluem, as tarefas ficam mais fáceis. 

Aprender a realizar novas atividades, operacionais ou intelectuais, gera um circulo virtuoso para o meu desenvolvimento, composto das seguintes fases: 

  • Esforço para aprender e realizar
  • Satisfação e comemoração pelo resultado alcançado
  • Proposta de desafios maiores


Concluí que as mudanças não estão associadas há ter mais tempo ou dinheiro, mas sim as minhas atitudes frente aos desafios apresentados. 

Praticar é o caminho para que a mudança seja cada vez mais natural em minha vida.

E você, como lida com as mudanças?

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário