segunda-feira, 30 de março de 2020

Seu negócio pratica o “FREEMIUM”?




O termo foi criado por Fred Wilson em 2006 e descreve negócios que disponibilizam serviços FREE, sem custos numa versão básica e tem por objetivo atrair clientes para os serviços PREMIUM que são pagos.

Negócios digitais utilizam o modelo de negócio FREEMIUM, para armazenamento temos o Google Drive, o Dropbox, para vídeo conferência o Skype, Google Hangout, Zoom, Appear, dentre uma infinidade de outros serviços que utilizamos atualmente.

Isto é novidade? Só existe no mundo digital?

O conceito não é novo, existe em negócios não digitais e faz parte das nossas vidas mesmo antes do termo ter sido cunhado.

O sapateiro que realizou pequenos consertos e não cobrou ou nosso mecânico de confiança, diversos prestadores de serviços fazem estes “favores”. O FREEMIUM também esta presente com produtos, quando o feirante doa frutas na hora da xepa ou na loja de parafusos fornece amostras e em varias outras situações que experimentamos.

Por trás da prática esta a demonstração de capacidade para atender, diferenciação, fidelização, dentre outras formas de gerar referências positivas para quando o cliente decidir adquirir nossos serviços e produtos.

Na minha área de atuação, Consultoria e Planejamento, o FREE ocorre na forma de diagnósticos e dicas de boas práticas, estas podem ser fornecidas pessoalmente ou não. O mais indicado é que sejam disponibilizadas com baixos custos, de forma digital através de artigos e vídeos postados no site da empresa e mídias digitais.

O PREMIUM ocorre quando sou contratado para fornecer a minha melhor versão de produtos e serviços.

Esta é a minha forma de atuar, mas tenho interesse em conhecer outras, compartilhe a sua forma de atuar.

Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário